Animação cultural - parágrafo e complementação


O texto faz um paralelo entre a ideia de que a humanidade comanda e domina os objetos e o fato de que na verdade são eles a dominar os homens. Essa primeira ideia é amparada pelo cenário existente da criação dos objetos ser feita pelos homens e eles serem o que lhes dá movimento, como verifica-se nas inúmeras fábricas e locais de produção manual. Já essa segunda ideia vem como um contraponto a primeira e ressalta a importância dos objetos na medida em que são eles a programar  a sociedade. Tal centralidade dos objetos é vista, por exemplo, nos aparelhos celulares e na importância que é conferida e eles. O texto ressalta também a passagem dos objetos para um cenário em que estão conscientes do seu comando sobre o homem e como isso é essencial.  

Complementação: 
 Ideias complementares as apresentadas por mim ressaltam, dentre outras coisas, o fato da dependência frente aos objetos ter aumentado com o passar do tempo. Isso se deve ao fomento da produção e o avanço da tecnologia, que permitiu o surgimento de, por exemplo, aparelhos de televisão e celulares altamente viciantes. É notável também que frequentemente o homem não percebe essa dependência, tendo a crença de que não se trata realmente de um vício. 
Quanto a ideias que contradizem as minhas, tem-se o pensamento de que tal dominação advinda dos objetos é subjetiva. Não são todos que são atingidos por ela, dessa forma generaliza-la como o texto animal cultural faz é irrealista. A visão do sofá sobre a sociedade é também excessivamente crítica e denota um certo desejo pela supremacia dos objetos frente as pessoas. 

Comentários

Postagens mais visitadas